A Papelaria Sagres foi constituída em 1976 por dois sócios que uniram esforços ao retornarem de Benguela, Angola. Rui Lopes tinha experiência no ramo das importações e Eduardo Oliveira no sector livreiro. Atualmente, o negócio é gerido pelo filho de Rui Lopes, Rui Jorge Lopes.

A localização da Papelaria Sagres foi inicialmente no nº 10 da Rua D. João de Castro e desde meados dos anos 80 que se encontra no nº 17 da mesma rua.

Quando abriu existiam diversas papelarias na cidade, nomeadamente a Papelaria Artys, a Papelaria Silva e a Papelaria Portugal. A Sagres afirmou-se pelas entregas de encomendas ao domicílio e mais recentemente pelo comércio on’line e pela funcionalidade click & colect.

A Papelaria Sagres é uma das referências na cidade para a compra de material escolar, de escritório, escrita e desenho, entre outros. É também conhecida pela presença assídua nas Feiras do Livro.

No escritório da empresa, é possível encontrar um pequeno espólio documental do qual fazem parte prémios, certificados e artigos de jornais que remetem para episódios da história da Papelaria Sagres.