Inaugurado em 1932, o Café Aliança é o café mais antigo e com maiores tradições culturais em Faro e é considerado o 3º café mais antigo do país. Foi iniciativa do empresário José Pedro da Silva que tinha neste local, desde 1908, a leitaria Aliança.

O Café Aliança apresentou, à época, uma decoração revivalista inspirada no Café Nicola, em Lisboa e no Café Majestic, no Porto, transformando-se rapidamente numa das salas de visitas da cidade, palco de tertúlias culturais e de muitos negócios.

Destaque para o período de 1943 a 1970 em que foi utilizado como bolsa de valores da economia da região e onde se discutiam os valores de produtos como a alfarroba, figo, amêndoa e cortiça.

Na galeria dos famosos que por aqui passaram destaque para Fernando Pessoa, Carlos Porfírio, Simone Beauvoir, Marguerite Yourcenar, António Aleixo ou Assis Esperança entre muitas outras personalidades.

É de salientar que o Café Aliança está classificado como “Monumento de Interesse Público”, exemplar da arte revivalista com influências neo-clássicas e projeto da autoria de Quintas Júnior.

Em 2016, foi efetuada uma remodelação geral que manteve o estilo e a elegância originais e o importante acervo de fotografias antigas, acrescentando ainda um conjunto de imagens das várias personalidades que frequentaram o Café Aliança.